San Louis (Arroz com espaguete fino e coco)

14/01/2014 por Revista dos Vegetarianos

0
Vegetarianos84image5-2

Cosmopolitan Vegan


Fotos: Tomaz Vello – Produção: Beth Macedo –

 

A criatividade culinária da artista plástica Angélica Pedroso ultrapassa fronteiras geográficas. De cada visitante de seu ateliê, ela capta o essencial de sua história e de seu local de origem, criando sabores que nos levam a viajar pelo globo. Para enriquecer a experiência gastronômica, o sommelier Edgard Reymann harmonizou cada prato com opções de vinhos nacionais e internacionais. Bem-vindos a bordo!

 

Com uma influência franco-árabe em São Luiz, Maranhão, o San Louis é feito com arroz, espaguete fino e coco. Confira, abaixo, a receita.

 

Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de arroz agulhinha integral
– 2 colheres (sopa) óleo de coco extravirgem
– 1 xícara (chá) de espaguete fininho integral cru
– Sal do Himalaia a gosto
– 1 maço de coentro fresco
– 2 colheres (sopa) de coco ralado seco

 

Modo de preparo:
Germine o arroz, deixando-o de molho na água de um dia para outro. Em uma panela, aqueça o óleo de coco. Frite o espaguete cru até tostar. Acrescente o arroz. Misture bem. Adicione água morna o suficiente para cozinhar. Quando pronto, acrescente sal a gosto e mexa com garfo de madeira. Arrume no prato. Sirva acompanhado de coentro fresco picadinho e coco ralado seco, tostado em frigideira.
Rende: 3 a 4 porções

 

Harmonização:
O sommelier selecionou para o prato o Chablis Domaine des Genèves 2010 – Cantu (foto), R$ 129. “Um Borgonha autêntico, feito de uvas chardonnay, tão leve quanto o prato, mas frutado e mineral para contrastar.” Outra opção é o Perini Brut Nature, R$ 68. “Um dos mais elegantes espumantes nacionais, com baixo teor de açúcar e acidez delicada. Cremoso, segue a leveza do prato sem se sobrepor a ele”, diz.

 

Louça e Talheres: Roberto Simões Casa, Tel.: (11) 3031-1877, www.robertosimoescasa.com.br.
Toalha: Minha Avó Tinha, Tel.: (11) 3865-1759, www.minhavotinha.com.br

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Receitas Comer&Beber, edição 84.

 


Leia mais em:

Revista dos Vegetarianos - Edição 84

Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2018 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site