Fotos: Pauline Le Goff e Nicole Pozza

 

Alain Passard - Foto: Pauline Le GoffNo dia 25 de setembro, o renomado chef francês, Alain Passard (Michelin 3 estrelas), realizou a oficina “Master Class” em São Paulo. O evento, que reuniu dez culinaristas e assistentes de cozinhas das instituições atendidas pela ONG Banco de Alimentos, tinha como objetivo a elaboração de um prato com aproveitamento total dos alimentos, eliminando qualquer desperdício.
 
No encontro, chef e cozinheiras dividiram a bancada e juntos cocriarem um risoto de talos, com tomates amarelos, salsinha, pimenta biquinho e rabanete vermelho. Confira a receita:
 

Risoto Rico Foto: Nicole PozzaIngredientes:
Para o caldo:
– 10 unidades de folhas de beterraba
– 10 unidades de ramas de cenouras
– 2 folhas de louro
– 1 cebola em rodelas
– 2 dentes de alho cortados em fatias finas
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
 
Modo de preparo:
Misture tudo em uma panela, cubra com água e leve para ferver em fogo baixo por 30 minutos.
 

Para o refogado:
– 1 caixa de tomates sweet grape amarelos cortados ao meio (os vermelhos também servem)
– Folhas de beterraba
– Ramas de cenoura
– Azeite a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
 

Modo de preparo:
Refogue os tomatinhos no azeite e reserve num bowl. Na mesma panela utilizada anteriormente, refogue as folhas no azeite, tempere com sal e pimenta.
 

Para o arroz:
– 3 cm de cúrcuma fresca ralada
– 3 xícaras de arroz arbóreo (pode usar o comum)
– Azeite a gosto
– Caldo de talos
– Refogado
 

Modo de preparo:
Refogue o arroz no azeite e adicione a cúrcuma ralada. Coloque 1 concha do caldo e mexa até que o arroz tenha absorvido quase todo o líquido. Repita esta operação até que esteja cozido, mas ainda firme. Calcule 1 xícara para cada 4 pessoas.
 
Você deve sempre usar o caldo morno ou quente. Caso acabe e o arroz ainda não esteja com o cozimento correto, use água quente.
 
Coloque os tomatinhos e as folhas do refogado, reservando uma parte para decoração.
 

Dica: Colocar uma colher de chá de mostarda para dar gosto e acidez. Pode-se adicionar a salsinha fresca picada para polvilhar, pimenta biquinho e rabanete vermelho para finalizar. Faça a sua versão trocando as folhas por legumes de sua preferência.



O encontro do chef Alain Passard foi uma iniciativa da Mastercard em parceria com a ONG Banco de Alimentos (www.bancodealimentos.org.br), associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos.