Massa ao pesto de couve-flor com tofu empanado

por Revista dos Vegetarianos

0
macarrao-ao-pesto2

Uma ótima opção de prato principal


A couve-flor é prima do brócolis, da couve e do repolho. Sua utilização na culinária é bem diversificada, podendo acompanhar saladas, massas, servir de recheio e até mesmo virar “carne moída”. Entre seus nutrientes, contém manganês, vitaminas B5, B6, B9 (ácido fólico), K e, principalmente, vitamina C.

Confira uma receita do livro “Os segredos veganos de Isa”, da Editora Alaúde, que leva couve-flor com tofu e uma massa ao pesto.

macarrao-ao-pestoIngredientes:

Para o tofu
– 3/4 de xícara de farinha de rosca fina e seca (pode ser a de pão integral)
– 1/2 colher (chá) de tomilho seco (esfregue-o com os dedos)
– 1/2 colher (chá) de alecrim seco (esfregue-o com os dedos)
– 1/2 colher (chá) de manjericão seco
– 1 colher (chá) de alho em pó
– 3 colheres (sopa) de molho tamari ou de soja
– 400 g de tofu extra firme cortado em cubos de 1 cm
– Azeite para pincelar

Demais ingredientes
– 220 g de linguine (macarrão de quinoa fica ótimo nesta receita)
– 1 couve-flor média (de 700 g a 1 kg) cortada em pedaços de 1 cm

Pesto sem óleo
– 2 dentes de alho
– 1/3 de xícara de pignoli ou castanha de caju
– 3 xícaras de manjericão fresco (só as folhas)
– 1/2 xícara de coentro fresco
– 3/4 de colher (chá) de sal mais um pouco, se for necessário
– 1/2 xícara de caldo de legumes
– 1/4 de xícara de levedura nutricional
– 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
– Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
Pré-aqueça uma frigideira antiaderente grande, de preferência de ferro fundido, em fogo de médio para alto. Num prato grande, misture com as mãos a farinha de rosca, o tomilho, o alecrim, o manjericão e o alho.

Despeje o molho tamari num outro prato, adicione os cubos de tofu e misture cobrindo-os. Depois, passe na farinha de rosca temperada, mexendo para que fiquem bem empanados (esteja com as mãos secas ao manipular o tofu na farinha de rosca, para evitar sujá-las demais). Passe os cubinhos já empanados para a borda e continue com os demais, até terminar.

Cubra a frigideira com uma camada fina de azeite e transfira os cubos de tofu para ela. Se não couberem todos de uma vez, faça em duas levas. Regue-os com um pouco de azeite, deixe cozinhar por alguns minutos, depois vire-os, usando uma espátula fina de metal para não tirar o empanado. Cozinhe-os por cerca de 7 minutos no total, regando com mais azeite, se achar necessário, e virando de vez em quando até eles dourarem de todos os lados.

Leve ao fogo uma panela grande com água e sal para ferver. Quando a água ferver, junte a massa. Depois de 4 minutos, adicione a couve-flor. Cozinhe por mais 8 minutos, até a massa ficar al dente, e a couve-flor, macia. Escorra tudo num escorredor grande.

Leve o alho e o pignoli ao processador e bata em modo pulsar. Junte o manjericão, o coentro, o sal, o caldo, a levedura nutricional e o suco de limão e bata até formar um purê liso.

Com uma espátula, raspe o copo do processador para aproveitar tudo. Junte água para afinar, se for necessário. Confira o sal e finalize com a pimenta-do-reino. Guarde em recipiente bem fechado na geladeira até a hora de usar.

Devolva à panela a massa e o couve-flor e misture o pesto. Sirva em tigelinhas, com o tofu empanado por cima.


Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2019 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site