Macarron de caju

08/02/2013 por Revista dos Vegetarianos

0
Revista-dos-Vegetarianos57

A castanha de caju é uma daquelas joias da culinária vegetariana


Foto: Tomaz G. Vello – Produção: Beth Macedo –

 

E para deixar essa brasileiríssima oleaginosa ainda mais preciosa, o chef Daniel Biron criou receitas encantadoras que levam castanha de caju. Biron, que atualmente reside em Nova York, tem como princípio em suas preparações a utilização de produtos orgânicos, integrais, sazonais e locais. Em recente visita ao Brasil, o chef carioca deixou um presentão para os leitores da Vegetarianos, receitas preciosas repletas de texturas, sabores, cores e muito carinho. Abaixo você confere a receita de Macarron de caju.

 

Ingredientes:
– 1 xícara de castanha de caju
– 2 colheres (sopa) de farinha de araruta
– 1/3 xícara de açúcar mascavo
– 1/3 xícara de coco ralado + extra para decorar
– Pitada de sal marinho
– 2 colheres (chá) de farinha de linhaça germinada
– 1 colher (sopa) de água
– 1 colher (chá) de agave
– 1 colher (sopa) de leite de coco
– 2 colheres (chá) de extrato de baunilha

 

Para a calda:
– 3 colheres (sopa) de leite de coco
– 1 xícara de chocolate meio amargo
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– Pitada de sal marinho

 

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 160ºC. Coloque as castanhas em um multiprocessador com a farinha de araruta e o sal. Moa até que a mistura fique homogênea e adicione o açúcar mascavo e o coco ralado, pulsando até misturar. Transfira para uma tigela. Em uma outra tigela, misture a farinha de linhaça com a água. Adicione o agave, o leite de coco e extrato de baunilha. Misture com os ingredientes secos usando uma espátula. Deixe a massa assentar por 5 minutos e, usando uma colher de sopa como medida, forme bolas. Coloque num tabuleiro, achate e leve ao forno por 15 minutos, ou até ficarem douradas, virando na metade do tempo.

Faça a calda aquecendo o leite de coco em fogo médio, sem ferver. Adicione a baunilha, o sal e o chocolate e derreta em fogo baixo, mexendo constantemente. Quando os macarrons estiverem em temperatura para manuseio, mergulhe metade no chocolate e em seguida no coco e coloque sobre um prato para endurecer.
Rende: 16 macarrons

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Receitas Comer e Beber, edição 57.

 

 


Leia mais em:

Revista dos Vegetarianos - Edição 57

Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2017 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site