Macarrão com brócolis e molho de gergelim

03/12/2015 por Revista dos Vegetarianos

0
Macarrão-com-brócolis-veg10

Aproveite os benefícios dessa hortaliça


Por: Samira Menezes –

 

O Brócolis é uma hortaliça com uma das melhores fontes de cálcio (que dá aquela proteção básica para os ossos), de vitamina C (o queridinho em questão melhora qualquer sistema imunológico) e é rico em fibras (ele coloca muito intestino preguiçoso para funcionar). Mas nada se compara ao seu poder de proteção contra o câncer, principalmente os casos em que a doença atinge pulmão, próstata ou bexiga. Por causa da sua composição química, os brócolis previnem a doença ou podem interromper o seu desenvolvimento.

 

Confira, abaixo, uma receita desenvolvida por Sally Butcher:

 

Macarrão-com-brócolis-veg106(2)Ingredientes:
– 2 brócolis médios
– 110 g de tahine (pasta de gergelim), de preferência o claro
– 1 cebola picada finamente
– 2 a 3 dentes de alho amassadas
– 1 colher (chá) de tomilho seco
– 1 xícara de água fervente
– 1 caixinha de creme de soja (as marcas Batavo e Olvebra comercializam o produto)
– Suco e raspas de 1 limão
– 1 punhado de semente de girassol descascada e assada (opcional)
– Óleo de amendoim
– Sal a gosto
– 1 colher de chá de pimenta cayenne

 

Modo de preparo:
Uniformize o tamanho dos buquês de brócolis. Aqueça o forno a 180 ºC. Unte uma fôrma com óleo de amendoim, disponha os buquês dos brócolis e misture. Leve ao forno por 10 minutos. Em uma frigideira, doure a cebola e o alho em um pouco de óleo de amendoim e adicione o tomilho. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, coloque o tahine e, aos poucos, acrescente a água fervente. Misture até obter um creme homogêneo e mediamente líquido. Acrescente o creme de soja, a pimenta cayenne, o suco e as raspas de limão. Acerte o sal. Jogue esse molho na frigideira onde você fritou a cebola e o alho. Misture. Retire o brócolis do forno e cubra-o com 3/4 do molho de tahine. Misture bem e leve os brócolis de volta ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e coloque o brócolis na frigideira onde está o restante do molho. Misture bem e acrescente a semente de girassol. Cozinhe a massa sem óleo pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e leve o macarrão para a panela onde está o molho. Misture e sirva em seguida.
Rende: 4 porções

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Matéria de capa, edição 106.


Leia mais em:

Revista dos Vegetarianos - Edição 106

Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2018 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site