Chocotone vegano com frutas

por Revista dos Vegetarianos

0
chocotone-vegano-com-frutas-flor-de-sal

Uma ótima opção para as festas de fim de ano


O Natal está chegando e juntamente com ele vem a vontade de comer panetone. É fácil encontrar, nos mais diversos lugares, panetone ou chocotone tradicional, porém, quem é vegano nem sempre há a opção disponível próximo de casa. Justamente para suprir essa necessidade, a Gabi Mahamud, autora do blog e livro Flor de Sal, elaborou uma receita de chocotone vegano.
 

chocotone-vegano-com-frutas-flor-de-salIngredientes:
 

Esponja:
– 160 ml (2/3 xícara) de água
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 1 sachê de fermento biológico seco
 

Massa:
– 2 colheres de sopa de psyllium hidratadas em 1/3 de xícara de água (pode ser chia ou linhaça triturada)
– 1 xícara de farinha de arroz integral
– 1/2 xícara de fécula de batata (amido de milho ou polvilho doce)
– 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico (de aveia ou trigo)
– 1 xícara de farinha de castanha de caju (de avelãs, amendoim ou outra oleaginosa)*
– 1 colher de café rasa de goma xantana
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 250 ml de suco de maçã com laranja (1 maçã sem semente batida no liquidificador com sumo de 2 laranjas)
– 4 colheres de sopa de essência de panetone
– 2 colheres de sopa de raspas de laranja (casca)
– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
– 2 colheres de sopa de azeite (ou outro óleo de sua preferência, como de girassol, coco)
– 2/3 de xícara de chocolate picadinho, frutas secas e castanhas à gosto
 

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 250ºC. Para a esponja, aqueça a água por uns 30 segundos no fogão e misture o fermento biológico seco e 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Deixe descansando até que ele ative e comece a crescer.
 

Coloque o psyllium para hidratar na água e reserve. Em um recipiente, misture as farinhas e a goma xantana e reserve.
 

Com um fouet (ou batedeira), bata o açúcar mascavo, o suco, a essência de panetone, o psyllium e as raspas de laranja até que o açúcar se dissolva. Por último adicione o fermento e misture um pouco mais.
 

Com calma, vá adicionando a mistura seca de farinhas, sempre aos poucos e mexendo simultaneamente. Quando a massa estiver homogênea acrescente o vinagre de maçã e o azeite e incorpore à massa.
 
Por fim, acrescente as castanhas, o chocolate, as frutas, e misture cuidadosamente com uma colher.
 

Despeje a massa na forma de panetone e deixe crescer mais um pouco – uns 15 minutos.
 

Leve ao forno em fogo alto (250ºC), depois de 5 minutos abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais uns 40 minutos (o tempo pode varias conforme o forno).
 

Retire e deixe esfriar para rechear, se for o caso.
Rendimento 8 porções
 

Observações:
– A mistura de farinhas sem glúten continua em processo de cocção enquanto quente, portanto, se você comer ainda morno, estará comendo cru e com textura/sabor diferente do que a receita propõe.
 

– Experimente novos sabores trocando os recheios por outros de sua preferência.
 

-* A farinha de castanha de caju nem sempre é encontrada com facilidade. Para preparar em casa, basta bater as castanhas tostadas no liquidificador até que ela esteja fina. Outra opção é substituir por qualquer outra oleaginosa.

 

– Essa não é a receita mais simples de ser preparada, porém, fica muito saborosa. Faça tudo com bastante calma e atenção porque o resultado vale muito a pena.
 

– Cuidado com a temperatura da água na hora de preparar a esponja, ela precisa estar morna (suportável ao contato – você precisa conseguir colocar a mão sem desconforto). Se você aquecer demais, vai acabar matando os “bichinhos” do fermento e seu chocotone não vai crescer.
 

– O açúcar mascavo utilizado para fazer a esponja tem papel importante de ativar o fermento, portanto se você resolver substituir o açúcar da receita por um alternativo, não tem problema, só não pode substituir o usado aqui nesse processo.
 

– Use especiarias para um toque especial de sabor e usufrua dos seus nutrientes. Uma pitada de canela e gengibre em pó trazem propriedades antioxidantes.
 

Armazenamento e congelamento
Depois de pronto, mantenha seu chocotone em um recipiente hermeticamente fechado, na geladeira, por até 4 dias ou congelado por até 3 meses. Como é uma receita vegana e sem glúten, ele perde umidade muito rapidamente e pode ficar seco caso não seja armazenado corretamente.
 


Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2019 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site