Batata-doce recheada com creme de milho, grão-de-bico e semente de abóbora torrada

11/08/2017 por Revista dos Vegetarianos

0
batata-doce-recheada-com2

Uma ótima opção de almoço


A batata-doce é um ingrediente muito nutritivo e bem versátil. Ela pode ser utilizada tanto em pratos salgados, quanto doces, pode ser frita, assada ou até mesmo cozida.
 

Confira, abaixo, uma receita fácil de preparar e muito saborosa de batata-doce recheada com creme de milho e que leva grão-de-bico e semente de abóbora torrada. A receita faz parte do livro Herbivoraz (da Editora Alaúde), cuja autora é a jornalista certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet (em Nova York), Julia Guedes.

 

batata-doce-recheadaIngredientes:
– 2 batatas-doces
– 1 xícara de milho cozido
– 1 xícara de leite vegetal de sua preferência
– 1/2 xícara de azeite
– 1 colher (chá) de açafrão em pó
– 1 colher (chá) de páprica picante
– 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
– sal a gosto
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– semente de abóbora a gosto
– manjericão fresco (só as folhas) a gosto

 

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque as batatas-doces inteiras em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno e asse por cerca de 45 minutos. Cheque para ver se já estão cozidas e macias por dentro; se precisar, asse por mais 10 minutos. Enquanto isso, prepare os outros elementos do prato.
 

Em um processador, bata o milho cozido com o leite vegetal, 5 colheres (sopa) de azeite, o açafrão em pó, a páprica, a pimenta-do-reino e o sal até obter um creme rústico, com alguns pedaços de milho. Reserve.
 

Em uma frigideira em fogo médio, aqueça o restante do azeite e frite o grão-de-bico até ficar douradinho. Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira em fogo alto, toste as sementes de abóbora por apenas 2 minutos, mexendo sempre. Reserve.
 

Retire as batatas do forno e mantenha-o ligado. Faça um corte nas batatas no sentido do comprimento, sem separar as duas metades. Aperte-as levemente para criar espaço para o recheio. Disponha o creme de milho, finalizando por cima com o grão-de-bico, as sementes de abóbora e as folhas de manjericão fresco.
 

Leve as batatas de volta ao forno para assar por cerca de 10 minutos e depois sirva imediatamente, ainda quente.
 

Se você for alérgico a amendoim ou oleaginosas, use leite de arroz ou de aveia nesta receita.
 

Rendimento: 2 porções

 


Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2017 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site