As nozes são importantes aliadas para manter cérebro e coração saudáveis. Rica em minerais como zinco, cobre e magnésio, a noz é essencial na produção de enzimas que regulam a produção hormonal e promovem o bom funcionamento do metabolismo, além de ser fonte de proteínas, gorduras saudáveis e antioxidantes.
 

Confira a receita desta sobremesa, publicada no livro “50 Doces veganos”, da Editora Alaúde, que leva nozes e chocolate.

 

semifreddo-de-nozesIngredientes:
 

Para massa
– 500 g de chocolate meio amargo vegano (sem lactose)
– 3 vidros de leite de coco (600 ml)
– 150 g de melado de cana
– 1 colher (sopa) de essência de baunilha
– 1 xícara de nozes, sem casca, grosseiramente picadas
– 3 colheres (sopa) de amido de milho

 
 
Para calda
– 1 colher (sopa) de óleo de coco
– 1/2 xícara de açúcar cristal
– 1 xícara de leite vegetal
– 4 colheres (sopa) de cacau em pó
– 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

– Nozes a gosto para decorar
 

Modo de preparo:
Coloque o chocolate e 1 vidro de leite de coco numa tigela refratária. Leve ao micro-ondas, em potência média, por 2 minutos. Retire e misture bem até dissolver. Se for necessário, deixe por mais 30 segundos no micro-ondas.
 
Junte o melado, a essência e as nozes. Misture bem e reserve.
 
Em uma panela, misture o leite de coco restante e o amido. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e adicione ao creme de chocolate, usando uma espátula e sem bater. Passe para uma fôrma de bolo inglês pequena, forrada com papel-alumínio (deixe sobrar papel fora da fôrma) e cubra com o papel excedente. Leve ao congelador até ficar bem firme.
 
Para a calda, leve ao fogo todos os ingredientes, exceto a baunilha. Mexa bem até ferver e engrossar. Retire do fogo e adicione a baunilha, mexendo rapidamente. Deixe esfriar.
 
Desenforme no prato de servir, retire o papel e regue com a calda de chocolate. Polvilhe com mais nozes e sirva em seguida.