Tempeh

08/12/2015 por Revista dos Vegetarianos

0
tempeh

Feito com soja fermentada, ele é uma das opções mais saudáveis dessa leguminosa


Por: Samira Menezes –

Tempeh é um alimento altamente nutritivo feito a partir de grãos inteiros da soja fermentados e compactados entre si. As preparações com tempeh são infinitas. Ele pode ser usado como hambúrguer dentro do sanduíche, para montar espetinhos com outros vegetais, em molhos para macarrão, em saladas, tabules, entre outras. “A vantagem do tempeh é que ele absorve bem temperos fortes como curry, shoyu, gengibre. No entanto, se for usado em sopas ou ingredientes aquosos após temperado, o tempeh terá um sabor muito sutil, parecido com um cogumelo”, explica Nereida Cortopassi, responsável pela Tempeh Totale. “Nesse caso, sugerimos deixá-lo meia hora de molho em temperos, ou mesmo de véspera, devendo ser o último a ser acrescido na panela”, aconselha. Ele também pode ser colocado com este mesmo molho diretamente numa frigideira em fogo baixo, para ir secando enquanto absorve os temperos.

Rico em fibras, proteína e minerais, o tempeh é mais fácil de digerir e não provoca gases, ao contrário de outros subprodutos da soja, como a proteína vegetal texturizada. Além disso, o fungo Rhizopus, responsável pela fermentação do tempeh, quebra o fitato – um ácido presente nas leguminosas, como a soja, que atrapalha a absorção de zinco, ferro e cálcio. Esse fungo ainda produz agentes antibióticos naturais e estáveis ao calor que combatem alguns organismos causadores de doenças, como bactérias.

É possível encontrar em lojas e empórios de produtos naturais ou pelo site www.tempeh.com.br.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Especial, edição 105.


Leia mais em:

Revista dos Vegetarianos - Edição 105

Site integrante do portal Europanet | Copyright © 2018 Editora Europa Ltda. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site