Autor: Samira Menezes –

 

Por causa de verdadeiros tesouros escondidos nas suas cascas, raízes ou polpas, alguns alimentos têm uma classificação especial: superalimentos. Seus tesouros são antioxidantes, vitaminas e minerais, perfeitos para quem quer ter mais saúde, prevenir doenças, ter mais disposição e até emagrecer. Como acontece com a mais nova queridinha do momento – a maca peruana –, que pode melhorar até a libido. Ou com a ameixa goji berry, que veio lá do Tibet (Ásia) carregada de vitamina C para conquistar inclusive os adeptos da alimentação viva. Sem se esquecer da batata yacon, indicada para diabéticos por ser um tipo de carboidrato do bem, capaz de liberar a glicose no sangue aos poucos, sem deixar que ocorram aqueles picos de açúcar.

Mas mesmo alguns velhos conhecidos da turma da nutrição merecem seus méritos pelas propriedades poderosas. Em 100 g de spirulina (bactérias do bem), por exemplo, você encontra mais ferro do que em um bife de fígado e mais proteína do que em um contrafilé. Por falar nesse nutriente: você sabia que a proteína da quinoa tem uma qualidade melhor do que aquela presente nas carnes, leite e ovos? Pois é.

Assim como a ameixa umeboshi, tem duas vezes mais minerais e gorduras do que qualquer outra fruta, o açaí dez vezes mais antioxidantes do que a uva e o cacau, mais magnésio do que qualquer outro alimento. Isso porque eles são muito nutritivos, saudáveis e ainda gostosos.

 

A nutritiva maca peruana: Diferentemente de outros alimentos, o pó da raiz seca contém os mesmo nutrientes da maca in natura.

Cabeça 100%: A gogi berry contém antocianinas, substâncias que melhoram o funcionamento do cérebro.

 

Você vai entender nesta edição por que maca peruana, batata yacon, goji berry e outros nove alimentos são as novas descobertas da nutrição, além de aprender como aproveitar seus poderosos nutrientes com saborosas receitas.

 

Leia na íntegra esta reportagem na Revista dos Vegetarianos edição 81

 

 

Confira também nesta edição:

 

– Bom humor: Onde encontrar a vitamina B6 e ficar de bem com a vida.

– Cupuaçu: A fruta brasileira que previne envelhecimento precoce e até câncer.

– Prato perfeito: Especialista ensina como equilibrar os nutrientes energéticos, reguladores e construtores.

– Culinária francesa: 8 receitas sofisticadas para ocasiões especiais.