Autor: Samira Menezes –

 

Por dentro daquela casquinha roxa da jabuticaba existe um segredo: a melhora do diabetes. Além dela, outras seis frutas nativas do Brasil se mostraram verdadeiros remédios naturais, capazes de reduzir em 62% os níveis de açúcar no sangue (glicemia). A descoberta foi feita por uma pesquisa inédita da Universidade de São Paulo (USP) que comprovou os benefícios do suco puro de jabuticaba, cupuaçu, cambuci e de outras quatro frutas não muito comuns na região Sudeste do País, mas que podem controlar a doença: cagaita, maracujá-alho, camu-camu e araçá.

Tão poderosa quanto esses verdadeiros tesouros brasileiros é a alimentação vegana que, quando bem balanceada e com a devida suplementação de vitamina B12, tem se mostrado eficiente no controle da glicemia e do peso – uma das principais causas do desenvolvimento do diabetes tipo 2. Se graças à ingestão praticamente zero de gordura saturada, os veganos conseguem controlar melhor o peso, por outro lado, a alta ingestão de fibras do veganismo ajuda a liberar a glicose durante a digestão, evitando assim os picos de açúcar no sangue.

Sem contar que quando a pessoa se abre para o mundo da cozinha vegetariana, automaticamente ela inclui no cardápio um monte de outros alimentos que normalmente não faria e que também são muito eficientes no controle da doença, como nozes, batata-doce, cogumelos, biomassa de banana verde, lentilha, cereais integrais e tofu, por exemplo. Não custa lembrar que a prevenção ao diabetes está relacionada a escolhas inteligentes: em vez de cereal refinado, prefira o integral; para matar a sede, nada melhor do que água; frutas são melhores quando consumidas com casca e por aí vai. Junto com essas dicas, confira na reportagem da Revista dos Vegetarianos, edição 83, algumas receitas saudáveis para diabéticos ou não.

 

Poder roxo: Por causa da coloração, a jabuticaba e o camucamu (à esquerda) são cheios de polifenois que protegem a saúde.

Prevenção ao diabetes é questão de saber escolher bem os alimentos. As melhores opções são: cereais integrais, frutas, leguminosas e verduras.

 

Leia na íntegra esta reportagem na Revista dos Vegetarianos edição 83

 

 

Confira também nesta edição:

 

– Soja: Nutricionista explica a melhor e a pior maneira de comer este grão.

– Polêmica do leite: Até quem não é vegetariano parou de beber. Saiba o porquê.

– Livre-se das toxinas: Médico explica por que o vegetarianismo é a melhor maneira de desintoxicar o corpo.

– Kiwi: Reforça o sistema imunológico e protege até sua pressão arterial.

– 8 receitas com toques de flores