Fonte: TACO – Tabela de Composição de Alimentos – Unicamp

Na alimentação vegetariana, as proteínas são cercadas de mitos. Nutriente responsável por coagulação sanguínea, reparação e construção dos tecidos e das células e outras inúmeras funções, a proteína é facilmente encontrada no reino vegetal.

Porém, ainda que as leguminosas sejam as fontes mais recorrentes no cardápio dos vegetarianos, não são as mais ricas neste nutriente. A nutricionista Thaisa Navolar indica os alimentos que se destacam pelo valor proteico e ensina as melhores formas de consumi-los.

4º e 5º lugares: Amêndoas e castanhas-de-caju torradas
amendoasHá 18,6 g de proteína em 100 g de alimento. São boas opções para consumir em lanches intermediários e em forma de “leite”. Também são ricas em magnésio e gorduras monoinsaturadas, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

3º lugar: Semente de girassol crua
semente-girassol20 g em cada 100 g de alimento. Ótima opção para consumir com frutas e saladas ou na forma de leite vegetal.

 
2º lugar: Gergelim cru
gergelimSão 21 g de proteína em 100 g de alimento. Pode ser consumido em forma de pasta (tahine) ou triturado em saladas e arroz integral. Quando triturado, proporciona maior aproveitamento do cálcio presente nas sementes.

1º lugar: Amendoim torrado
amendoim 22 g de proteína a cada 100 g. Uma ótima opção é fazer pasta de amendoim ou comprar sua versão pronta (sem açúcar). Ela pode ser consumida com frutas ou em lanches. Evite o consumo do amendoim cru, pois ele pode conter fungos que produzem toxinas ao organismo.

 

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Ranking Veg, edição 115.