Origem
Mirtilo ou blueberry: o nome tanto faz, a fruta é a mesma. Originária do Hemisfério Norte, ela é produzida, principalmente, nos Estados Unidos e na Europa. Ao Brasil, só chegou na década de 1980 e, atualmente, existe uma produção significativa no Rio Grande do Sul, segundo o Dr. Luis Eduardo Corrêa Antunes, pesquisador de fruticultura da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS). Nos EUA, ela é mais encontrada in natura, enquanto no Brasil é mais comum saboreá-la em alimentos e sucos.

Propriedades nutricionais
Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, essa pequena fruta é uma poderosa fonte de nutrientes. Ela é rica em vitamina C, o que dá um sabor azedinho; possui elevada concentração de vitamina K, importante para a coagulação sanguínea; e também é rica em fibras. Para se ter uma ideia, ela possui 2,5 g de fibra em apenas 100 g (aproximadamente 10% da recomendação diária da Organização Mundial de Saúde). Também possui vitamina E, cálcio e ferro.

Propriedades Medicinais
Um pigmento chamado antocianina é o grande destaque do mirtilo, pois está presente em alta concentração. Essa substância, que dá a coloração arroxeada ou azulada ao mirtilo, é responsável por ajudar a dilatar artérias e até reduzir formação de placas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela engenheira de alimentos, Graziella Colato, o mirtilo possui ao menos o dobro de antocianinas (25 a 497 mg a cada 100 g) do que o morango (15 a 35 mg a cada 100 g). Ainda segundo a pesquisadora, o mirtilo traz benefícios ao sistema circulatório, sistema nervoso e visão. Outro estudo realizado por universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra, publicado em janeiro de 2013 no periódico Circulation, mostra que a ingestão regular de mirtilo e de morango por mulheres diminui 32% o risco de terem um ataque cardíaco.

O nutrólogo Celso Cukier, afirma: “Ela não faz milagre sozinha. É necessária uma dieta saudável com ingestão de mirtilo e outros alimentos para que a resposta do antioxidante seja maior. O ideal é o consumo de duas a três vezes por semana, acompanhado de outras frutas nos demais dias”. Para quem está suscetível a ter cálculo renal, vai uma dica: tome cuidado com a ingestão, pois o mirtilo é rico em vitamina C, o que aumenta a excreção renal.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Alimento Reino Vegetal, edição 85.