• Por que o zinco é importante para o organismo?

O zinco é um mineral que ajuda no crescimento e desenvolvimento do organismo (fundamental para a síntese de DNA e RNA, proteínas e no metabolismo de carboidratos e gorduras). Além disso, é muito importante para o sistema de defesa do corpo (imunológico), exerce um papel significativo em processos de cicatrização da pele e é fundamental para a maturação e desenvolvimento sexual.

  • Quais são as melhores fontes vegetais de zinco?

As melhores fontes vegetais de zinco são os feijões (incluindo também o grão-de-bico e a lentilha), o arroz integral, as nozes, a semente de girassol e de abóbora, e outros grãos, como o trigo e a aveia.

  • O que pode atrapalhar a absorção do zinco?

Um fator importante é o teor de fitatos, componentes dos alimentos vegetais, que influenciam negativamente na absorção do zinco. Colocando os grãos de molho por 12 horas antes de cozinhá-los, é possível eliminar grande parte desses fitatos, melhorando a absorção do zinco e de outros nutrientes, como o ferro. Outras técnicas são a fermentação do trigo (como acontece com o pão) e o cozimento dos cereais. Alguns ácidos, como os cítricos, presentes em alimentos como a laranja e o limão, podem, por outro lado, auxiliar o aproveitamento do zinco.

  • Quais são os sintomas da deficiência do zinco?

Alguns dos sintomas podem ser: dificuldade de cicatrização de machucados, falta de apetite e perda do paladar, atraso no desenvolvimento sexual ou impotência, atrasos de crescimento (em crianças e adolescentes) e baixa imunidade. É importante lembrar que apenas os sintomas isolados podem não caracterizar a deficiência de zinco. Vale lembrar que os sintomas e exames laboratoriais devem ser analisados por um profissional qualificado.

 

Natalia Chede é nutricionista e atende na cidade de Curitiba (PR)
Contato: nataliachede@yahoo.com.br

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Dicas de nutrição, edição 82.