Por: Samira Menezes – (imagem ilustrativa)

Você encontra o néctar ou a calda de agave, mas ambos são produzidos a partir de uma espécie de cacto mexicano e são usados como adoçantes naturais.

Ele pode ser utilizado também na substituição de qualquer tipo de açúcar, em receitas de granolas, panquecas, sorvetes, sucos, shakes ou para adoçar café e chás. Mas também pode aparecer em receitas salgadas ou de molhos. “Ele tem sabor bastante frutado, o que deve ser observado em função do objetivo de seu uso. Outra vantagem é que o agave é mais doce que o açúcar, por isso você não precisa usar muito para adoçar, mas não funciona bem em receitas de confeitaria, porque prejudica o sabor e a textura”, comenta o chef Daniel Biron.

Na prática, porém, o chef André Cantú não aprovou. “Experimentei a calda de agave e o sabor é agradável, mas o preço é salgado e o poder edulcorante é fraco. Como complemento de mesa ele até vai, mas se a pessoa tem problemas sérios com a glicemia, ela não deve abraçar esse cacto”. É melhor evitar, até porque faltam estudos mais aprofundados sobre os efeitos do agave na saúde. “O néctar de agave tem baixo índice glicêmico (IG) quando comparado a outros açúcares, o que em teoria é bom para diabéticos, mas sua alta quantidade de frutose (açúcar) pode impactar na saúde”, ressalva a nutricionista Priscila Di Ciero. Para refrescar sua memória: alimentos com baixo IG não provocam picos de açúcar no sangue como os alimentos com IG alto, o mel, por exemplo.

É possível encontrar em grandes redes de supermercado e lojas de produtos naturais, como a rede Mundo Verde.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Especial, edição 105.